Ana Paula e Chapilica pedem substituição das sinalizações de trânsito sobre vagas de estacionamento destinadas a pessoas com mais de 60 anos

ANA PAULA CARVALHO VIEGAS e ANDERSON VIEIRA ABALO, INDICAM ao Poder Executivo de Duartina que analise a possibilidade de substituir as sinalizações de trânsito sobre vagas de estacionamento destinadas a pessoas com mais de 60 anos.
Em 17 maio de 2022, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a resolução de número 965 que mudou a imagem da placa de trânsito sobre vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com mais de 60 anos. Agora, a pessoa desenhada na placa não está mais curvada nem segura uma bengala. A nova placa traz o símbolo de uma pessoa em pé, com uma postura reta e, para identificar sua idade, está escrito ao lado “60+”.
O objetivo da mudança é parar de reforçar estereótipos negativos de que pessoas com mais de 60 anos obrigatoriamente têm a saúde debilitada. Afinal, já está comprovado que com bons hábitos, a prática de exercícios físicos e alimentação saudável, é possível chegar aos 60 anos com saúde, vitalidade e uma boa mobilidade, para não precisar do uso da bengala. O trânsito deve se adaptar a essa nova realidade de que as pessoas estão vivendo mais e melhor.
Apesar de o prazo para a substituição total dessa sinalização específica ser de cinco anos, acreditamos na importância da adoção pioneira por parte do nosso município, demonstrando estar atento às boas mudanças. Algumas cidades do Brasil já estão implementando esse modelo.
Essa indicação está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU ODS 10, que fala de Redução das Desigualdades, em sua meta 10.2, que visa “Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, de forma a reduzir as desigualdades, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, nacionalidade, religião, condição econômica ou outra” e ao ODS 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis, em sua meta 11.2, que visa “Até 2030, melhorar a segurança viária e o acesso à cidade por meio de sistemas de mobilidade urbana mais sustentáveis, inclusivos, eficientes e justos (…)”.