CÂMARA MUNICIPAL
DE DUARTINA

Frentes Parlamentares

A Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Sustentável é agora uma realidade no Legislativo duartinense. Com um Projeto de Resolução de autoria da vereadora Ana Paula Viegas, apresentado na sessão ordinária de 1 de dezembro de 2021, a Frente foi criada no último dia 4 de abril, após passar pela devida tramitação na Casa de Leis.

Perguntas...

É uma associação de parlamentares de vários partidos com o objetivo de debater sobre um tema específico e aprimorar a legislação e políticas públicas relacionadas ao tema. Para isso, a frente pode promover debates, reuniões, assembleias e audiências com a sociedade e outros órgãos. Ela não tem prazo para funcionar e deve conter pelo menos um terço de membros do Poder Legislativo.

Porque essa é a pauta mais urgente do nosso tempo para o bem da nossa própria sobrevivência como humanidade. Precisamos atender as necessidades do presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Ou seja, precisamos viver hoje de modo que as crianças tenham um futuro melhor amanhã, com condições de vida melhores em todos os sentidos: saúde de verdade, e não doenças, educação de qualidade, meio ambiente preservado etc. O crescimento da cidade precisa acontecer respeitando a natureza e o ser humano.

Além disso, é importante que a sociedade e principalmente os agentes políticos tenham em mente no seu dia a dia os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). Eles fazem parte da Agenda 2030, adotada pelos 193 países-membros das Nações Unidas (ONU) em 2015 durante a Cúpula da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável. O Brasil assinou esse compromisso, então Duartina também deve cumprir seu papel para atingir esses 17 ODS e suas 169 metas.

A Agenda 2030 consiste em um ambicioso plano de ação que busca erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça e conter as mudanças climáticas, entre outras ações. Ela foca nos três elementos interligados do desenvolvimento sustentável: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente. Espera-se que ela seja cumprida até 31 de dezembro de 2030 e, para isso, é preciso que cada um faça a sua parte: empresas, governos e pessoas.

A Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Sustentável é composta pelos vereadores Ana Paula Carvalho Viegas (Podemos), como presidente, Anderson Vieira Abalo (Republicanos), como secretário, e Lucas Paulino da Silva (PSDB), Sidnei Doretto (União Brasil) e Romin Fogaça Rodrigues (Podemos) como membros. As reuniões e atividades da frente serão divulgadas no site e nas redes sociais da Câmara e dos seus membros.

Membros

Pular para o conteúdo