Vereadores querem impplantação de painés fotovoltaicos em prédios publicos

A Câmara Municipal de Vereadores de Duartina, INDICAM ao Poder Executivo Municipal e ao departamento responsável que conduzam um estudo técnico-financeiro para avaliar a viabilidade da implantação nos próximos anos de painéis fotovoltaicos para captação, geração e utilização de energia solar nos prédios públicos de Duartina.
O uso de energia limpa e renovável, como a energia solar, é o futuro. E, em muitas cidades e prefeituras do Brasil (como Palmas, no Tocantins, Curitiba, no Paraná, Campinas, em São Paulo, Cuiabá, Mato Grosso), já é o presente. O uso da energia solar, junto à troca da iluminação por LED, esta última já realizada em nossa cidade, gerará uma economia de dezenas de milhares de reais por mês e por ano para a nossa cidade. O investimento em energia solar é recuperado em aproximadamente 5 anos.
Com uma média anual de 280 dias de sol no Brasil, ele é nossa fonte de energia mais abundante. No local menos ensolarado do Brasil, é possível gerar mais eletricidade solar do que no local mais ensolarado da Alemanha, líder atual em energia renovável do mundo, cuja média anual é de 140 dias de sol, metade da brasileira. A energia solar é produzida mesmo em dias nublados e chuvosos.
Além da economia em dinheiro público, Duartina contribuirá com a redução de gases de efeito estufa na atmosfera, emergência climática que toda a humanidade enfrenta hoje.
De acordo com informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil é o 4º país que mais cresceu em 2021 em instalação de energia solar fotovoltaica e também subiu uma posição no ranking mundial, assumindo a 13ª colocação de nações com maior capacidade instalada da tecnologia fotovoltaica. O investimento em energia solar continuará sendo cada vez necessário, pois a crise hídrica e consequentemente energética é um problema constante do país. Diversificar a matriz energética municipal gerará economias financeiras, ajudará na recuperação econômica da cidade após a pandemia de covid-19 e preparará Duartina e seus munícipes para o futuro.