Vereadores querem desmembramento de secretarias

Os vereadores Anderson Vieira Abalo e Ana Paula Carvalho Viegas, encaminharam, em conjunto, proposta ao prefeito de Duartina para que sejam criadas, as secretarias de esporte e cultura em nosso município, desvencilhando assim da Secretaria da Educação.

Para os vereadores, a prática esportiva está diretamente relacionada a diversos temas como promoção da saúde, formação do cidadão, lazer, inclusão, competições etc. Por esse motivo, ter uma secretaria dedicada a esses assuntos com o esporte como eixo condutor será de muita relevância para Duartina. Hoje, a responsabilidade de promover ações relacionadas ao esporte é da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte através do Diretor de Esportes.

A sugestão seria para que fosse criada uma secretaria independente (Secretaria de Esportes) para fomentar uma diversidade maior de esportes em nosso município, visto que atualmente temos apenas um Secretário responsável pela Educação, Cultura e Esporte, e o desmembramento do Esporte da pasta da Educação traria maior autonomia ao setor esportivo e ao profissional responsável pela pasta, sendo assim possível programar de forma adequada ações esportivas em diversas áreas.

“Além disso, ao desmembrar também a Cultura, criando sua própria Secretaria, teríamos a garantia de que essa pasta tão importante para a preservação dos nossos valores como sociedade fomentaria eventos junto aos duartinenses fazedores das mais diversas culturas ao longo de todo o ano e ao longo dos anos”. Justificaram os vereadores.