Vereadora pede modernização do sistema de vale alimentação de papel para cartão

Com essa modernização, será gerado um aquecimento na economia duartinense, tão afetada pela pandemia, já que a prefeitura, por meio dos cartões alimentação, injetará mais de R$ 120 mil por mês no comércio alimentício local como um todo, beneficiando diversos comerciantes do ramo alimentício de vários bairros, e não apenas quatro estabelecimentos, que é o máximo onde os servidores podem usar seus vales devido às limitações na emissão do atual modelo.
Os mais de 400 servidores públicos municipais terão muito mais opções de estabelecimentos para compra, apoiando inclusive o comércio do bairro onde vivem, terão maior liberdade na escolha de produtos e na pesquisa de preços e mais tempo para realizar essa compra, uma vez que os vales em papel usados no momento têm um vencimento muito próximo da data em que são recebidos.
Outro benefício é para o meio ambiente, uma vez que serão poupadas do corte dezenas de árvores, graças à economia de centenas de folhas de papel ao ano com apenas um cartão magnético, que é solicitado na primeira vez e tem durabilidade de anos. A prefeitura assim mostra estar comprometida com o futuro das próximas gerações graças à preservação do meio ambiente.
Por fim, o uso do cartão magnético também ajuda a cumprir as metas fiscais dentro do ano devido.
Sendo de conhecimento que essa ação poderá acarretar aumento na despesa corrente, é importante que essa indicação seja apreciada para ser colocada já na elaboração na Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual, LDO/LOA de 2022.
Caso seja necessário fazer uma emenda à Lei 1.680, de 23 de outubro de 2002, possivelmente em seu Artigo 4º, estou certa de que a Câmara fará isso prontamente.
Esta indicação está em sintonia com a Proposta de Governo apresentada pelo prefeito para realizar em seu mandato atual referente ao tema de Geração de Empregos e Renda, que traz como uma de suas metas “incentivar e ajudar a fortalecer o comércio local com eventos e outros meios”. Certos de que essa medida ajudará a alcançar essa e outras metas, os servidores e o comércio local agradecem e aguardam sua implantação o quanto antes.