Vereadora Ana Paula atua em defesa do Meio Ambiente em sessão da Câmara

Na primeira sessão legislativa de 2024 na Câmara de Vereadores de Duartina, a vereadora Ana Paula Carvalho Viegas destacou seu comprometimento com o meio ambiente e transparência municipal ao apresentar duas indicações e um pedido de informações ao Poder Executivo.

Indicação 1: proibição da prática de pintura dos troncos de árvores; Ana Paula propôs a proibição da prática conhecida como caiação, que consiste na pintura dos troncos de árvores. A vereadora argumenta que essa técnica, culturalmente adotada, pode prejudicar o ecossistema natural das árvores. A medida visa preservar a saúde das plantas e garantir a beleza natural das cascas, além de cumprir com padrões ambientais.

Indicação 2: protocolo de mitigação de atropelamento de fauna; A vereadora solicita a implantação de um protocolo de mitigação de atropelamentos de fauna. A proposta visa cumprir legislações ambientais, estabelecer responsabilidade coletiva e reduzir acidentes entre veículos e animais. A implementação incluiria sinalizações como pinturas e placas informativas, personalizadas com ilustrações de animais silvestres presentes na região.

Pedido de Informações: Cortes de árvores na avenida da Saudade; Ana Paula questiona o Poder Executivo sobre os cortes das árvores na Avenida da Saudade, após explicações do secretário de Agricultura e Meio Ambiente e a solicitação da Sabesp. A vereadora busca esclarecimentos sobre a justificativa técnica para remoção, detalhes sobre o comprometimento das árvores, planos de compensação e projetos futuros, solicitando laudos e fotos.

As indicações e o pedido de informações aguardam análise do Poder Executivo.