Vereador Romin propõe criação de Centro de Zoonoses em Duartina para auxiliar na causa animal

Na última segunda-feira (19), durante a sessão na Câmara de Vereadores de Duartina, o vereador Romin Fogaça Rodrigues apresentou uma proposta ao Prefeito Municipal para a viabilização de um terreno destinado à criação de um Centro de Zoonoses na cidade.

A iniciativa do vereador fundamenta-se na existência de uma ONG e diversos voluntários dedicados à causa animal no município. Esses grupos trabalham incansavelmente no cuidado de animais em situação precária, abandono e outros casos, acarretando em custos desafiadores de manter. Romin enfatiza que, diante desse cenário, é dever do município garantir condições sanitárias adequadas por meio da instalação de um abrigo para animais em situação de vulnerabilidade.

O terreno sugerido pelo vereador serviria como abrigo para a ONG e seus serviços, possibilitando ainda a participação em programas sociais do governo para manutenção e desenvolvimento da entidade. Romin destaca que, com a criação do Centro de Zoonoses, diversas responsabilidades poderiam ser atribuídas.

Entre as atividades mencionadas pelo vereador estão inspeção zoossanitária, vacinação antirrábica, castração, acompanhamento de denúncias e monitoramento de zoonoses. Romin ressalta a importância de um terreno imediato para que essas ações sejam efetivamente realizadas.

A proposta do vereador agora aguarda apreciação e análise por parte do Prefeito Municipal.