Ana Paula solicita criação de Centro de Zoonoses e manutenção no Eco Parque

A vereadora Ana Paula Carvalho Viegas, encaminhou, na sessão da última segunda feira (7), três solicitações ao prefeito de Duartina Juninho Aderaldo.

No primeiro pedido ela solicitou ao prefeito que analise a possibilidade de implantar em Duartina um Centro de Acolhimento Animal e de Controle de Zoonoses com devido programa de manejo populacional de cães e gatos possivelmente por meio do CIVAP, Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, do qual Duartina faz parte.

Segundo a vereadora, esses centros são a opção adotada por governos para garantir o bem-estar de animais e da população. “O CCZ desempenha suas funções através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) por meio de esterilização cirúrgica (castração) e controle de populações de animais sinantrópicos (como pombos, ratos, escorpiões, mosquitos)” destacou a vereadora.

Em outra indicação a vereadora solicita da prefeitura para que realize manutenção em todo o Ecoparque: consertando tábuas do deck, aprimorando a iluminação, instalando e reparando os bancos de madeira e trechos do calçamento.  Para a vereadora, o Ecoparque é uma das poucas opções gratuitas de lazer existentes na cidade. “Ele é utilizado por grande parte da população durante todos os dias da semana e em diversos horários e, por isso, fazer sua manutenção de forma constante é fundamental para a segurança das pessoas.

Muitas famílias com crianças pequenas e idosos frequentam o parque e as tábuas soltas são um perigo, pois as pessoas podem pisar em pregos, tropeçar e cair, o que para um idoso pode levar a uma hospitalização”. Explicou Ana Paula.

A vereadora também requereu ao prefeito, informações sobre os Conselhos existentes na cidade, quer estejam ativos ou inativos, e que essas informações fiquem disponíveis e facilmente acessíveis por qualquer cidadão no site da Prefeitura de Duartina, a fim de atender à Lei Federal 12.527 de Acesso à Informação, de 18 de novembro de 2011, em seu princípio da transparência e para que haja participação da sociedade na execução das políticas públicas