Ana Paula quer sinalização dos nomes de todas as ruas do município por meio de pinturas nos postes

ANA PAULA CARVALHO VIEGAS, vereadora em exercício, INDICA ao Poder Executivo de Duartina que faça a sinalização dos nomes de todas as ruas do município por meio de pinturas nos postes.
Em vez de implantar placas que precisam ser compradas, processo que além de caro, leva mais tempo para ser realizado, a sugestão é que seja feita uma pintura dos nomes das ruas nos postes de energia elétrica após solicitação devida à CPFL. Essa nova forma de sinalização, ao contrário das placas, gerará grande economia para os cofres públicos, atingindo o mesmo objetivo.
Essa prática, conforme imagens em anexo, já é adotada por várias cidades, como Penápolis/SP, Tupã/SP, Umuarama/PR, Leopoldina/MG, entre outras. De acordo com levantamento feito em 2020 pela Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana de Penápolis, uma placa de metal com nome de rua custa em média R$450. Já a pintura em cada poste não chega a R$15, levando-se em conta o valor das tintas, confecção dos moldes com os nomes das ruas e mão de obra utilizada, que pode ser dos próprios servidores em horário de trabalho. Pintar a nomenclatura das ruas nos postes de energia ficaria então 30 vezes mais barato do que comprar placas de identificação. Além disso, a visualização dos nomes fica muito mais fácil, pois as letras são bem maiores do que nas placas.
Essa indicação está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 11, que fala de Cidades e Comunidades Sustentáveis, em sua meta 11.3, que visa “Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, aprimorar as capacidades para o planejamento, para o controle social e para a gestão participativa, integrada e sustentável dos assentamentos humanos, em todas as unidades da federação.”