Ana Paula quer que realize ações e campanhas efetivas de combate à dengue durante todo o ano

ANA PAULA CARVALHO VIEGAS, vereadora em exercício, INDICA ao Poder Executivo de Duartina que realize ações e campanhas efetivas de combate à dengue durante todo o ano no município.

A dengue é uma endemia, ou seja, uma doença com a qual teremos que conviver por muitos anos. Atualmente, a principal forma de prevenção é o combate aos mosquitos – eliminando os criadouros de forma coletiva com participação comunitária – e o estímulo a políticas públicas efetivas para o saneamento básico, como limpeza urbana. A conscientização não acontece da noite para o dia. Sendo assim, é fundamental que ao longo do ano, ou pelo menos já a partir da primavera, o poder público municipal, por meio das secretarias, realize campanhas para evitar que o mosquito apareça, o que deve acontecer antes da época de chuva, período em que há mais ocorrência de água parada. Essa campanha deve visar atingir o maior número de pessoas possível, sendo veiculada em diversos canais, como site da prefeitura, mídias locais, como jornais e rádios, redes sociais da prefeitura e de órgãos da prefeitura, carro de som, outdoor etc. Além disso, é crucial promover ações educativas nas escolas e estimular ações conjuntas entre diversos setores como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, entre outros. Como surtos e epidemias de doenças têm grande impacto no setor de saúde pública e a dengue, zika e chikungunya não possuem vacina nem tratamento específico, impedir a proliferação do mosquito é a principal arma para reduzir casos e óbitos. Essa indicação está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 3, que fala de Saúde e Bem-Estar, em sua meta 3.3, que visa “Até 2030 acabar, como problema de saúde pública, com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária, hepatites virais, doenças negligenciadas, doenças transmitidas pela água, arboviroses transmitidas pelo aedes aegypti e outras doenças transmissíveis”.