Ana Paula quer a opção de IPTU Digital para 2023

ANA PAULA CARVALHO VIEGAS, vereadora em exercício, INDICA ao Poder Executivo de Duartina que disponibilize a opção pelo IPTU Digital a partir de 2023 aos contribuintes.
O IPTU digital é uma novidade que está resultando em muitos benefícios aos diversos municípios que têm aderido a ideia, principalmente porque custa menos para os cofres públicos, uma vez que, ao permitir que o contribuinte acesse seu próprio carnê, o governo municipal fica isento dos gastos referentes à impressão e entrega.
Ao disponibilizar o acesso às guias de pagamento em seu site ou por email, a prefeitura será também capaz de acelerar os processos. O tempo gasto para impressão e entrega das guias impressas pode levar vários dias e até meses, oposto do que acontece com o IPTU digital. Servidores do município, que ficam semanas ou meses dedicados ao IPTU, poderão ser aproveitados em outros setores da prefeitura.
Se um cidadão possui imóvel em Duartina, mas mora em outro município, ter acesso à guia de pagamento impressa é mais difícil. Com o IPTU digital, essa dificuldade é eliminada e o contribuinte tem mais chances de pagar as taxas anualmente, gerando mais arrecadação ao município. No sistema digital, o contribuinte acessa o IPTU pelo celular ou computador, imprime o boleto a ser pago, ou já efetua o pagamento pela tela mesmo, com o código de barras.
Essa indicação está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 da ONU que fala de Paz, Justiça e Instituições Eficazes, em sua meta 16.6, que visa “Ampliar a transparência, a accountability e a efetividade das instituições, em todos os níveis”.