Ana Paula propõe transformar bocas de lobo em bueiros sustentáveis

A vereadora Ana Paula Carvalho Viegas propôs ao prefeito municipal, em forma de indicação, durante a sessão da última segunda-feira, que estude a possibilidade de transformar todas as bocas de lobo da cidade em bueiros sustentáveis.

Para a vereadora, frequentemente, os munícipes entram em contato com os vereadores para falar da presença de lixo e insetos em bocas de lobo, também chamadas de bueiros.
“A limpeza de bocas de lobo precisa ser constante na cidade, uma vez que elas absorvem muito lixo descartado incorretamente nas ruas. Esse lixo atrai animais como ratos e baratas que, por sua vez, atraem escorpiões. O lixo acumulado e esses animais diversos acabam por impedir a vazão correta da água, entupindo os bueiros e, por consequência, provocando alagamentos em pontos da cidade. Tudo isso acaba se tornando um grande problema de saúde, além de ser relacionado diretamente à zeladoria, obras e meio ambiente e, também a educação”. Explicou a vereadora.
Pela sugestão da vereadora, o bueiro sustentável, ecológico ou inteligente seria um bueiro com um cesto coletor gradeado acoplado a ele que funciona como filtro, permitindo que a água escoe, mas armazenando e contendo os resíduos sólidos, evitando que sigam caminho pelas tubulações das galerias pluviais até nossos córregos e rios, provocando poluição neles.
“Esse filtro também facilita a limpeza do bueiro, já que o processo de retirar o cesto e colocá-lo de volta não leva mais de cinco minutos. A limpeza e desobstrução das bocas de lobo continuaria tendo que ser feita de forma constante, mas seria mais simples, rápida, barata e evitaria problemas maiores para nosso município a curto, médio e longo prazo”.