Ana Paula indica criação de Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais

ANA PAULA CARVALHO VIEGAS, INDICA ao Poder Executivo de Duartina que crie o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.
Diversos duartinenses são engajados na causa animal voluntariamente, atendendo animais abandonados, providenciando alimentação, tratamento e castrações a animais cujos tutores não têm condições, fornecendo lar temporário a animais e ajudando a divulgar ações para adoção responsável. No entanto, esse trabalho praticamente individual sobrecarrega demais essas pessoas, levando-as até a um burnout e a uma fadiga por compaixão, males do nosso tempo amplamente abordados pelas ciências médicas. Por conta disso e de diversos outros fatores, a causa animal é questão de saúde pública e deve ser pensada por toda e qualquer administração municipal. É fundamental que esses indivíduos se transformem em um coletivo e se somem ao Poder Público para darem juntos à causa a atenção e posteriormente os recursos financeiros de que ela carece.
O objetivo da criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (COMUPDA) é a efetivação de políticas públicas voltadas à proteção, ao bem-estar e à convivência harmoniosa entre os seres humanos e os outros seres vivos da espécie animal, por meio de um diálogo propositivo e um debate mais amplo com o Poder Público de Duartina e representantes da sociedade duartinense, garantindo efetivamente a participação de cidadãos atuantes na causa, e a devida aplicação de verbas públicas para o tratamento dos problemas advindos principalmente do abandono de animais.
Para ler a justificativa completa e a minuta do projeto de lei, acesse o perfil da vereadora no site da Câmara de Vereadores.