Vereadores querem informações sobre plataforma de inglês e gastos com impressos

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, dois requerimentos de autoria dos vereadores Luiz Henrique Pedro, Romim Fogaça Rodrigues, Sidney Doretto e Ana Paula Carvalho Viegas que pedem explicações, informações e cópias de documentos de duas licitações feitas pelo prefeito Juninho Aderaldo.

Um dos requerimentos é em relação a contratação da empresa K.O.D – Soluções em Métodos de Ensino Ltda, para introdução a uma segunda língua nas escolas municipais, cujo contrato em 2023 gerou uma despesa ao município no valor de R$ 480 mil anual.

Os vereadores querem detalhes dessa contratação tais como, notas fiscais, relatório de atividades, endereço da empresa, cópias de conclusão dos cursos e se houve a renovação do contrato para 2024.

Como relação a empresa Alan Teixeira Pinto, os vereadores questionam o gasto efetuado com essa empresa cujo objeto foi a Contratação de empresa especializada para desenvolvimento de arte gráfica e impressão de cartilhas informativas, com elaboração de textos, artes e impressões, sendo 08 páginas coloridas, papel couchet, grampeada no formato 14x18cm e tiragem de 5000 exemplares para as secretarias de saúde, de promoção social e direitos humanos e de agricultura e meio ambiente.

Os vereadores querem saber quais os motivos que levaram o município no ano de 2021 gastar R$ 15.600,00; já em 2022 a despesa empenhada e liquidada foi de R$ 16.150,00; Em 2023 a despesa empenhada e liquidada saltou para o valor de 108.900,00; Em 2024, segundo consta no portal da transparência o valor empenhado até o momento para a empresa é de R$ 278.850,00.

Para os vereadores é estranho a empresa fornecer esse tipo de impressos uma vez que, a empresa está sediada em uma área residencial de Marília, tendo sua atividade econômica principal registrada na Receita Federal como: Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet e que nos códigos e descrição das atividades econômicas secundárias não consta o CNAE para serviços gráficos.

Outro fato que causa surpresa nos vereadores são os motivos que levaram o município a não convidar as gráficas da cidade para apresentarem seus orçamentos.