A Consultora de Relacionamento da Companhia Paulista de Força e Luz, Orzila Ortega da Silva, esteve, na manhã desta quarta-feira, na Câmara Municipal de Duartina a convite dos vereadores, para esclarecer algumas falhas que estão ocorrendo nos serviços prestados pela concessionária de energia na cidade.
Os vereadores relataram à consultora que existe um descontentamento geral quanto às constantes quedas na energia elétrica e que, em alguns casos, houve prejuízos em aparelhos eletroeletrônicos.
Outra reclamação dos vereadores foi com relação à queda e à demora no restabelecimento de energia na área rural do município que, segundo o presidente da Casa, vereador Luiz Henrique, chega a demorar de 3 a 4 dias.
O vereador Sidnei Doretto confirmou a veracidade da denúncia: “Eu tenho uma horta perto da cidade e, na semana passada, acabou a energia e ficamos dois dias sem. Nossa sorte é que choveu e por essa questão não perdemos toda a nossa produção”, pontuou o vereador.
Outra questão levantada pelos vereadores foi com relação a lâmpadas queimadas, uma vez que a concessionária tem levado semanas ou até mesmo meses para substituí-las.
Orzila Ortega pediu aos vereadores para que eles apresentem quais são as áreas com maior constância de queda de energia na cidade. “Com essa informação, nós faremos um pedido para que façam uma inspeção em toda a rede a fim de identificar os possíveis problemas que, na maioria das vezes, são árvores que estão atingindo a rede elétrica. Com relação à zona rural, peço a mesma coisa. Como foi aqui identificado pelo vereador Sidnei, vou determinar para que se faça um levantamento em toda a rede que passa em sua propriedade rural para ver o que provocou a queda e a demora no restabelecimento”, explicou Orzila.
Já com relação à demora na troca de lâmpadas queimadas, a consultora disse que está abrindo negociação com a prefeitura para que os vigias do município ou o setor de obras informe diariamente quais pontos estão sem luz.
Orzila Ortega se colocou à disposição do Poder Legislativo e pontuou que a Prefeitura de Duartina ainda se vale de liminar concedida pela Justiça Federal, obrigando a CPFL Energia a prestar os serviços de manutenção da iluminação pública, apesar da vigência desde 2014 de Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que atribui essa responsabilidade aos municípios.
“Considero de extrema importância esses encontros para debater as necessidades da nossa cidade e entender melhor os serviços realizados da companhia em nosso município”, finalizou o vereador e presidente da Casa, Luiz Henrique Pedro.